Descobrindo outros Territórios

Este espaço é um convite para trocas, encontros, movimentos, pensamentos, imagens, palavras, emoções possam circular!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

4º Módulo: O processo de criação na escola 1º Encontro: Aprendizagem e memória

A sistematização do conhecimento escolar passa por diversas relações e algumas são mais referenciadas, como por exemplo a importância da memória na aprendizagem. No módulo anterior, afirmamos acerca da memória: “hoje já se sabe que o sentido, as emoções e a vivência são fundamentais para a construção da aprendizagem e da memória de longa duração.” Começamos a olhar para esta sistematização procurando ampliar os referenciais, não apenas produzindo novos, mas sim revendo as possibilidades de extensão dos mais clássicos, como a memória. Pois, entendemos que novidade é aquilo que fazemos de novo com as nossas repetições. Quando novas marcas se fazem presente, atualizando velhas impressões.
Assim, este módulo se refere a relação entre memória e aprendizagem, na busca de uma criação. Mas até que ponto a escola está organizada para criar vivências significativas que explorem o conhecimento a partir do sentido? A loucura é que mesmo a escola não estando organizada para criar vivencias de um modo potente... ela é um territorio de socialização e os conhecimentos que por lá circulam (que vão além da sala de aula) produzem em cada aluno, professor, inspetor, um sentido. Talvez estejamos distraídos demais com o conhecimento sistematizado, totalizado - para percebermos os sentidos e a multiplicidade que se estabelece no cotidiano de uma escola.
“Toda aprendizagem envolve a criação de novas memórias ou a ampliação de memórias já existentes....Formamos memórias a partir de vários tipos de atividade e dependemos delas para nos situarmos na vida (Elvira Souza Lima)”.
Texto completo na quarta-feira, 4/08, em botafogo.