Descobrindo outros Territórios

Este espaço é um convite para trocas, encontros, movimentos, pensamentos, imagens, palavras, emoções possam circular!

sábado, 13 de novembro de 2010

possíveis na escola

Estando dentro das escolas, percebo o quanto o que acontece em sala de aula, entre aluno e professor está intimamente ligado a uma certa disponibilidade de se relacionar. E acho bem interessante, pararmos e percebermos, com o que é possivel se relacionar? Tem coisas, como idéias e comportametos, que são inviáveis para determinadas pessoas. Neste momento, o limite nos cerca e, geralmente, se impõe sobre o outro. São aqueles minutos que acabamos por decidir que há um 'problema' e que este estar em algum lugar, podendo ser no 'aluno' ou na 'familia' ou na 'instituição', enfim, em algum lugar longe daquele que criou o tal 'problema'.
Curioso e estranho...
Criamos coisas nas escolas que não suportamos e delegamos a outros.
Como podemos fazer da escola, um campo de possíveis?
não aquela possibilidade já pronta, que sempre recorremos quando precisamos... ou seja,como podemos romper com a prontidão das escolas e passarmos a criarmos soluções?
criar, como nos inspira Deleuze, na eperimentação, no contato, no atrito... tentando encontrar apenas possibilidades para as partes envolvidas, quando?
Vamos seguindo nas esoclas, nas formações de professores... procurando criar, inventar um estudo, uma prática que nos alimente e tenha sentido para aqueles que a vive!