ESte será o próximo tema do nosso grupo no Recreio, dia 10 de julho!!
Das 9 às 12 hs!!
Um estudo sobre:
- memória
-identidade e
- linguagem
Quando e como estes conceitos se encontram nas práticas pedagógicas?
Pedimos que confirmem a presença!!
territoriosrj@gmail.com
Nuelna 96060955
ou
Cristina 99334676
terça-feira, 29 de junho de 2010
terça-feira, 15 de junho de 2010
A Copa do Mundo e as Escolas
Começou a Copa do Mundo e as escolas estão envolvidas com o funcionamento, a torcida das crianças, os pais pedindo para não fecharem, os professores querendo curtir esta festa mundial e muitas histórias vão se constituindo...
Neste momento necessidades se confudem e os valores andam em direções opostas.
A escola como um instrumento social, cultural deveria participar ativamente, ou seja, estimulando que professores e alunos se mobilizem, pesquisem, integrando este evento social em sua rotina?
Integrar este evento na vida do aluno e do professor, inclui parar nos dias dos jogos do Brasil?
Ou não?! Tudo tem limite... e a escola, principalmente as creches, precisam cumprir com seus serviços de cuidadora e isso significa atender, atender, depois atender e depois atender as exigencias e necessiadades dos pais.?!?!?
como diferenciar o que é uma postura coletiva, social, cultural de um capricho, uma imposição (que pode ser de ambas as partes) em fazer valer sua vontade?!?
Ouvi d etudo um pouco nestes últimos dias sobre o que fazer nos dias dos jogos do Brasil. Fiquei tocada com...
'Já avisamos desde de Abril que seria assim...'
'paramos nas chuvas, não podemos parar mais...'
'vou abrir e os pais vão mandar, pois eles querem é se divertirem sem as crianças...'
'vamos fechar, deixemos que as familias, as crianças e a equipe curtam este evento...'
e por fim um pai diz: ' vocês trabalham com crianças, escolheram isso e agora assumam'
Uma mistura de necessidades e pontos de vistas que deflagram onde esta o desejo, os interesses, as necessidades... e muito pouco de educação, de cultura...
Neste momento necessidades se confudem e os valores andam em direções opostas.
A escola como um instrumento social, cultural deveria participar ativamente, ou seja, estimulando que professores e alunos se mobilizem, pesquisem, integrando este evento social em sua rotina?
Integrar este evento na vida do aluno e do professor, inclui parar nos dias dos jogos do Brasil?
Ou não?! Tudo tem limite... e a escola, principalmente as creches, precisam cumprir com seus serviços de cuidadora e isso significa atender, atender, depois atender e depois atender as exigencias e necessiadades dos pais.?!?!?
como diferenciar o que é uma postura coletiva, social, cultural de um capricho, uma imposição (que pode ser de ambas as partes) em fazer valer sua vontade?!?
Ouvi d etudo um pouco nestes últimos dias sobre o que fazer nos dias dos jogos do Brasil. Fiquei tocada com...
'Já avisamos desde de Abril que seria assim...'
'paramos nas chuvas, não podemos parar mais...'
'vou abrir e os pais vão mandar, pois eles querem é se divertirem sem as crianças...'
'vamos fechar, deixemos que as familias, as crianças e a equipe curtam este evento...'
e por fim um pai diz: ' vocês trabalham com crianças, escolheram isso e agora assumam'
Uma mistura de necessidades e pontos de vistas que deflagram onde esta o desejo, os interesses, as necessidades... e muito pouco de educação, de cultura...
sábado, 5 de junho de 2010
Dias Frio...
Lembro de quando acompanhava umas equipes de educadoras na serra,especificamente em Petropolis, Teresopolis e Friburgo. As brincadeiras, as possibilidades de experiencias como andar descalço eram bem diferentes do cotidiano das cidades quentes.
Dias frio proporcionam outras experiencias no cotidiano das escolas.
Muitas escolas se esforçam para manter suas atividades, pouco notando as variaçõe climáticas e suas influencias em nossas vidas...
Convido todos a aquecerem suas casas, seus pensamentos, suas experiencias...
Quem topas?
Dias frio proporcionam outras experiencias no cotidiano das escolas.
Muitas escolas se esforçam para manter suas atividades, pouco notando as variaçõe climáticas e suas influencias em nossas vidas...
Convido todos a aquecerem suas casas, seus pensamentos, suas experiencias...
Quem topas?
domingo, 30 de maio de 2010
Artigo - A fragmentação do ensino
http://www.vivianemose.com.br/
(...) O sonho do mundo moderno terminou por desabar sobre nossas cabeças, em forma de violência, aquecimento global, fome. A sociedade moderna, com seus projetos de futuro, acabou não beneficiando de fato ninguém, e desmorona em conseqüência de sua própria exaustão: diante da violência em grande escala e da iminência de desastres ecológicos, todos somos iguais.
Mas o simples fracasso deste modelo moderno de sociedade, que nos prometeu um futuro ordenado pela ciência, não significa que resultará uma sociedade menos desigual e mais justa. Mas, como a tecnologia produziu rachaduras irreversíveis no modo como a sociedade se organizava, uma brecha sem dúvida se abriu, um ponto de vazão, capaz de fazer ruir relações e conceitos opressivos, permitindo uma nova configuração de forças, e gerando novos acordos. Mas, para isso, precisamos ter coragem de rever valores e modelos, e o mais difícil talvez seja encarar o quanto obsoletos estão nossos saberes. Precisamos rever o modo como estruturamos nosso conhecimento, nosso pensamento, nossa educação(...)
Esta é a nossa proposta!!
Construir um campo de estudo e reflexão que altere nossas formas, nossos modos... nos atualizando a cada encontro...
http://www.vivianemose.com.br/
(...) O sonho do mundo moderno terminou por desabar sobre nossas cabeças, em forma de violência, aquecimento global, fome. A sociedade moderna, com seus projetos de futuro, acabou não beneficiando de fato ninguém, e desmorona em conseqüência de sua própria exaustão: diante da violência em grande escala e da iminência de desastres ecológicos, todos somos iguais.
Mas o simples fracasso deste modelo moderno de sociedade, que nos prometeu um futuro ordenado pela ciência, não significa que resultará uma sociedade menos desigual e mais justa. Mas, como a tecnologia produziu rachaduras irreversíveis no modo como a sociedade se organizava, uma brecha sem dúvida se abriu, um ponto de vazão, capaz de fazer ruir relações e conceitos opressivos, permitindo uma nova configuração de forças, e gerando novos acordos. Mas, para isso, precisamos ter coragem de rever valores e modelos, e o mais difícil talvez seja encarar o quanto obsoletos estão nossos saberes. Precisamos rever o modo como estruturamos nosso conhecimento, nosso pensamento, nossa educação(...)
Esta é a nossa proposta!!
Construir um campo de estudo e reflexão que altere nossas formas, nossos modos... nos atualizando a cada encontro...
segunda-feira, 10 de maio de 2010
2° MÓDULO - PENSAMENTO NA ESCOLA
“Se há tantas imagens distintas do pensamento
é porque cada uma criva o caos de modo diferente,
seleciona de modo diferente o que pertence de direito ao pensamento.”
Sandra Corazza - 2006
Nesta quarta-feira, 12 de maio às 19:30, teremos o primeiro encontro do 2° módulo em Botafogo!
No sábado, 15 de maio às 9 horas, teremos o 2° módulo completo no REcreio.
Aguardamos vocês!
é porque cada uma criva o caos de modo diferente,
seleciona de modo diferente o que pertence de direito ao pensamento.”
Sandra Corazza - 2006
Nesta quarta-feira, 12 de maio às 19:30, teremos o primeiro encontro do 2° módulo em Botafogo!
No sábado, 15 de maio às 9 horas, teremos o 2° módulo completo no REcreio.
Aguardamos vocês!
segunda-feira, 12 de abril de 2010
MÓDULO 1 - segunda parte: Modos de ser e modos de pensar
Quarta-feira, 14 de abril, de 19:30 as 21:30 em Botafogo!
Rua visconde de caravelas, 25, botafogo
Aguardamos vocês!
Até lá!
Rua visconde de caravelas, 25, botafogo
Aguardamos vocês!
Até lá!
segunda-feira, 29 de março de 2010
Percepção e Transmissão
Este tema faz parte das reflexões do primeiro módulo do nosso grupo de estudo - cultura e ação pedagógica.
No nosso dia a dia nas escolas, vemos o quanto nos interrogamos sobre o que transmitimos? O quanto o educador com seus gestos, atitudes, emoções, falas... se relaciona e encontra com o aluno, a equipe, a familia, os saberes e tudo mais que compõe seu cotidiano!
Queremos pensar sobre o que significa perceber? Transmitir? Como cada um de nós percebemos na ação pedagógica sua complexidade? Como podemos ampliar nosso campo perceptivo? Como podemos nos tornar professores questionadores ao invés de legisladores de uma verdade única?!
Como?
Que professor queremos ser?
São questões para refletirmos!
No nosso dia a dia nas escolas, vemos o quanto nos interrogamos sobre o que transmitimos? O quanto o educador com seus gestos, atitudes, emoções, falas... se relaciona e encontra com o aluno, a equipe, a familia, os saberes e tudo mais que compõe seu cotidiano!
Queremos pensar sobre o que significa perceber? Transmitir? Como cada um de nós percebemos na ação pedagógica sua complexidade? Como podemos ampliar nosso campo perceptivo? Como podemos nos tornar professores questionadores ao invés de legisladores de uma verdade única?!
Como?
Que professor queremos ser?
São questões para refletirmos!
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