Espaço de estudo /reflexão onde a experiência vivenciada garante o sentido do conhecimento.
Em 2010 desenvolveremos temáticas que tem com objetivo CUIDAR DE SI.
Como nós educadores vamos articulando nossas práticas?
Como inventamos em sala de aula, no nosso dia a dia práticas que nos potencialize?
Temos como ponto de partida os estudos da Psicomotricidade e da Corporeidade na construção de uma perspectiva sobre a educação e o complexo processo de ensino e aprendizagem. Fomos traçando uma teia/rede rizomática onde a experiência vivida garante o sentido do conhecimento.
PROGRAMAÇÃO 2010
1° MÓDULO – cultura e ação pedagógica
– percepção e transmissão
– modos de ser e de pensar
– educação e formação de valores
2° MÓDULO – o pensamento na escola
– pensar ou aprender
– cognição e afeto
3° MÓDULO – identidades, conhecendo as potencialidades
- identidade e memória
– a relação da linguagem com a identidade
CAMINHADA – DESCOBERTA DE OUTROS TERRITÓRIOS - JULHO
4° MÓDULO – processo de criação na escola
– aprendizagem e memória
– corpo e diferença
– imagem e esquema corporal
– múltiplo e cotidiano
5° MÓDULO – expansão da potência
– alegria ativando a potência
–cuidar de si
Novembro – caminhada e fechamento do ano
Os autores que dão sustentação para nossos encontros são: Foucault, Lapierre, Aucouturier, Wallon, Nietzsche, Vygotsky, Elvira Souza Lima, Piaget, Winnicot, Deleuze, Manoel de Barros, Lygia Clark. Silvia Pimenta, Walter Kohan, Larossa,entre outros.
Territoriosrj@gmail.com
WWW.territoriosrj.blogspot.com.br
Estes encontros acontecerão em BOTAFOGO com uma estrutural quinzenal, as quartas-feiras a noite.
Antrhopos – Centro de Desenvolvimento do Homem
Rua Visconde de Caravelas, n.25
E no RECREIO, com uma estrutura mensal, aos sábados pela manhã.
Centro Educacional Criarte
Rua Coronel João Olintho 746 – Recreio
AOS SÁBADOS PELA MANHÃ
Aos interessados informamos a possibilidade de fazerem módulos ou encontros avulsos.
Já estamos aguardando vocês!
sábado, 6 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário