Descobrindo outros Territórios

Este espaço é um convite para trocas, encontros, movimentos, pensamentos, imagens, palavras, emoções possam circular!

domingo, 14 de março de 2010

imaginação ou mentira???

Ontem fui assistir o filme " Só 10 por cento é mentira" um documentário sobre Manoel de Barros, sobre sua poesia, já que como ele mesmo se diz não é biografavel.
Muita emoção e questões me remeteram à escola, as crianças. Do que fala uma criança? Como diz o poeta é lá na liberdade da infância que a criança vai criando sua poesia, brincando com as palavras, vivendo e criando lembranças. A poesia de Manoel é rica de novos sentidos.
Me pergunto muito sobre o sentido...sentidos..brincadeiras...linguagens...Manoel de Barros sempre me chamou para este lado, um convite ao romper com a memória, a ficar com as lembranças, a inventar o seu próprio mundo que vem recheado de sentidos singulares, prontos para serem trocados com os afins.
Na escola, por vezes, vimos os educadores lidando com conceitos, com palavras enferrujadas de tão cristalizadas. Distancias quiliométricas os separam da sua própria criança e do seu aluno companheiro de jornada pelos caminhos do conhecimento, sentindo o que vive e inventando sempre um novo jeito de estar no mundo a cada instante.
É isso!! o poeta tem na sua desrazão todo o sentido do mundo, sentindo vai brincando; e escrevendo vai dando novos contornos, ampliando nossa visão de mundo, torcendo, poetizando vai nos mostrando novas realidades. Que bom seria se deixassemos a nossa imaginação compartilhar nos lugares em que estivermos.
Manoel nos convida a sentir e não explicar.
E isso é tudo dito verdadeiramente, pois, como ele mesmo define: " mentira vem de fora o que vem de dentro é imaginação". Educadores vamos abrir os nossos sentidos para o que vem de dentro de nós e dos outros.
Recomendo o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário