Descobrindo outros Territórios

Este espaço é um convite para trocas, encontros, movimentos, pensamentos, imagens, palavras, emoções possam circular!

segunda-feira, 8 de março de 2010

O que se espera da escola?

O que se espera de uma escola? o que se espera de uma criança na escola?
Neste complexo mundo capitalista, no qual, a onipotência da imagem impera e encarcera todos nós em uma rede de poucos fios... O que queremos?

Foi com muita clareza que uma mãe diz: 'em determinada escola, eles vão mostrar um projeto pedagógico maravilhoso, que olhamos e ficamos maravilhados. Compramos isso! diz ela. Mesmo sabendo que depois, no dia a dia nem vamos acompanhar o que disso tudo foi de fato feito, vivido e tal. Ficamos com a imagem que nos apresentam!'

Fico com o peito apertado... o que essa mãe tão zelosa e cuidadosa do seu filho espera da escola? Uma imagem? Uma promessa em vão? pois nem ela está comprometendo-se em acompanhar a escola.

Passa um filme na minha frente...um turbulhão de imagens.

Outra mãe chega aos prantos, perdida com seu filho, dizendo que ele está triste, vindo de uma escola triste... Precisa de espaço que o deixem brincar. Ao ver o filho brincando com as fantasias, diz: é isso que ele precisa!

Outra mãe diz: estou insegura, mudei ele de escola e ele ainda não lê e nem escreve. Não sei se era isso que eu queria para ele.

várias cenas de um cotidiano...
Percebo que está explicito um jogo de promessas e imagens... e quem parou para olhar a criança? perceber como vem se desenvovlendo? quais relações tem com a escola? quais são seus limites,sentimentos?
E as crianças? estão ai, aqui, acolá... vivendo a força das imagens!!!
Sinto um forte tom melancolico, frustado... mas não consigo me furta a isso... por mais alterações que tenhamos na capacidade humana de adpatar-se e desenvolver-se, sabemos da importancia do contato, da relação para a constituição de um ser saudavel, que reconheça suas potencialidades, que saiba conviver, trocar, olhar, escutar, se diferenciar...
Mas eu também sei que estas são algumas de muitas histórias que nos convidam a refletir e refletir... o que queremos?! Quais crenças nos movem? Para aonde estamos olhando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário